O que é terroir?
Um termo muito utilizado quando falamos sobre vinho, a palavra terroir, de origem francesa, não tem uma tradução exata para outros idiomas, mas uma definição simplificada da palavra seria “terra/solo”.
Contudo, apenas o significado da palavra não abrange toda a complexidade e importância que o terroir tem quando falamos sobre vinhos. Ao falar de terroir, estamos falando da convergência de diversos fatores que vão influenciar nas características do vinho.
Para melhor compreensão, dizemos que é o espaço onde as interações do ambiente físico, com as variedades de uvas e técnicas e tradição utilizadas em todo o processo, proporcionam características distintas e identidade aos vinhos.
Pode-se dizer que seriam 4 macro fatores englobados pelo terroir, sendo eles:
- Clima – as variáveis de temperatura, volume de chuvas, ventos, influenciam no amadurecimento, desenvolvimento, tempo de colheita e níveis de açúcar das uvas;
- Solo – elementos como topografia, relevo e altitude, interferem nos nutrientes que a videiras vão receber, na drenagem do solo e nas formas de cultivo;
- Variedades/tipos de uvas – que cada tipo de uva dá origem a um tipo de vinho, já sabemos, mas uma mesma uva se adapta de maneira diferente quando cultivada em terroir diferentes, resultando na produção de vinhos com características e notas diferentes; e
- Fator humano – a forma de colheita, as práticas de cultivo e plantio, o manejo e forma/tradições de como são produzidos os vinhos influenciam diretamente no produto final.
Qualquer variação nesses elementos resulta em outras características para o vinho, por isso, um mesmo vinho não consegue ser replicado em outro terroir .Pela importância de tantas variáveis na elaboração e qualidade de um vinho, alguns vinhos têm a Denominação de Origem para indicar sua procedência.