Alguns dias não há nada melhor que chegar em casa e tomar um bom vinho. Independente de preferir branco ou tinto, ter o armazenamento correto pode ser crítico. Se você vive em algum lugar quente é muito importante ter a certeza que seu vinho esteja mantido em uma temperatura moderada e longe da presença do sol.
Há muitos outros fatores que interferem na armazenagem do vinho que podem ser negligenciadas. Para saber mais com dicas de especialistas continue lendo esse artigo:
Como armazenar os vinhos em casa – 5 dicas do que fazer e 5 do que não fazer:
O que fazer?
- 1 – Guardar os vinhos na temperatura correta:
De todos os fatores que influenciam a qualidade de um vinho guardado, a temperatura, talvez, seja a mais importante. Um clima quente ou muito gelado são formas de se estragar um vinho. Em geral, a temperatura ideal para guardar o vinho é em torno de 16°C, mas isso pode variar de vinho para vinho. Para temperaturas ideais para cada tipo de vinho, uma ideia é consultar a recomendação da vinícola. Independentemente do tipo de vinho, nenhum deve ser guardado a uma temperatura menor que -4°C, podendo causar congelamento do vinho, ou acima de 20°C, podendo gerar um amadurecimento precoce e destruição dos componentes voláteis. Mais importante, a temperatura deve se manter o mais constante o possível, pois variações de temperatura podem fazer com que a rolha expanda e contraia, deixando o vinho escapar ou ar entrar no vinho. - 2 – Guarde as garrafas horizontalmente (deitadas):
Para garrafas com rolhas a sugestão é que sejam guardadas horizontalmente (deitadas) em um rack de vinhos. Manter a garrafa dessa forma garante que a rolha seja hidratada e continue úmida, o que é ideal para vinhos de guarda, pois a rolha seca pode causar infiltração de ar causando amadurecimento precoce do vinho. Vinhos com rosca também podem ser guardados horizontalmente para facilitar acesso às garrafas, mas não é necessário guardar deitados, pois não possuem rolha de cortiça. - 3 – Proteger o vinho de luz:
Não importa se é um vinho de guarda, um vinho para ser consumido em meses ou em dias, guarde seu vinho o mais longe da luz do sol o possível. Raios UV podem danificar o sabor e os aromas do vinho, por isso, como primeira barreira de proteção as garrafas são de vidros escuros. - 4 – Armazenar na umidade correta:
Umidades extremas na sua adega ou área de armazenagem de vinho também impactam a longevidade do vinho. Em umidades mais baixas a rolha pode secar, deixando o vinho vulnerável aos efeitos do oxigênio, enquanto umidades mais altas afetam a aparência da garrafa, fazendo o rótulo descolar. Geralmente a umidade ideal para se armazenar um vinho é entre 60% e 70%. - 5 – Guarde garrafas abertas da maneira correta:
Guardas corretamente, vinhos abertos podem durar de 3 a 5 dias. A chave para estender a vida útil do vinho aberto e manter suas qualidades originais é recolocar a rola após o consumo de maneira correta, para que sele a garrafa novamente. A melhor maneira de fazê-lo é usando um aparelho de vácuo para fechar a garrafa.
O que não fazer?
- 1 – Guardar vinhos depois da maturação:
Um dos piores erros em guardar o vinho em casa é não o beber. Muitas vezes guardamos um vinho muito além do tempo de amadurecimento, portanto fique de olho nos vinhos que não foram feitos para serem guardados por tanto tempo.
- 2 – Deixar suas rolhas secarem:
A temperatura ótima de guarda é de 16o C e umidade em torno de 70%. A umidade correta evita que a rolha seque, o que pode levar a um amadurecimento prematuro.
- 3 – Guardar o vinho ao sol:
Os raios ultravioleta podem causar diversos problemas em garrafas armazenadas. Danifica o vinho e causa o amadurecimento prematuro assim como deixar o vinho com um cheiro ruim. A maior parte dos vinhos que são de guarda possuem garrafas em vidro colorido como a primeira barreira de defesa contra danos causados pela luz.
- 4 – Deixar todos os seus vinhos na adega:
Mesmo que você tenha uma adega perfeita para envelhecer vinhos, é importante que você tenha seus vinhos do dia a dia sempre à mão. As condições de armazenagem não são tão importantes para vinhos que são consumidos logo após a compra.
- 5 – Deixar o vinho do lado de fora depois de abrir:
Se você quer estender a vida útil do vinho que foi parcialmente consumido, o sugerido é que você tenha um dispositivo para retirar o ar de dentro da garrafa para que o vinho não continue evoluindo rapidamente. Caso possível armazene dentro da geladeira, fechado, para que possa ser consumido por mais até alguns dias.