Degustação Europeus com 10 Anos

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 
Olá a todos. É com extremo prazer que escrevo este texto, afinal na última sexta-feira fizemos uma degustação mais do que especial. Nós degustamos 4 ícones europeus da safra de 2004,ou seja, com 10 anos. E posso dizer que foram 4 maravilhas que experimentamos. Todos nós nos deliciamos com esta degustação e aqui fica um pouquinho de cada vinho que degustamos para encorajar quem não veio a vir na próxima:
 
4º Carmim Garrafeira dos Sócios Alentejo: Em último, mas não menos empolgante! Este blend de três uvas tradicionais do Alentejo (Castelão, Trinadeira e Aragonês) mantém a essência dos vinhos portugueses por sua estrutura robusta e seus fortes taninos. Seu paladar lembra uvas passas, amoras e chocolate, com notas de pimenta e um final longo e marcante. Ficou em quarto lugar por mérito da concorrência, mas não desapontou ninguém.
 
3º Tenuta Alzatura Uno Sangrantino de Montefalco: O nome é tão grande quanto sua qualidade. O vinho é produzido totalmente a partir de uma única uva: a Sangrantino, que encontra sua casa na região da Umbria. No nariz, apresenta aromas variados como blackberry, baunilha, couro e café. No paladar, revela-se um vinho intenso complexo e incorpado. Mais um grande vinho para uma grande ocasião.
 
2º La Velona Brunello di Montalcino: Um dos mais célebres produtores de Brunellos da Itália. E que Brunello! Não é à toa que atingiu o segundo lugar da noite. Este vinho detem 93 pontos de Robert Parker. Apresenta aromas frutados, o que é típico da uva Sangiovese. Na boca é seco, tânico, robusto e persistente, ou seja, um vinho de enorme presença. Só uma palavra descreve este vinho: dádiva.
 
1º Ontañon Reserva Rioja: Chegamos ao campeão da noite. Surpresa? Talvez não. A Ontañon já demonstrou sua força e qualidade inúmeras vezes. A vinícola quase sempre supera as expectativas em todos os seus vinhos. E com este não foi diferente. Não era o vinho mais pontuado da noite (91 pontos na Wine Spectator), mas foi o que agradou mais. Das 11 pessoas presentes na degustação, 6 votaram este vinho em primeiro lugar. Seu nariz apresenta aromas de lavanda, blackberry e até incenso. Na boca torna-se um vinho denso e concentrado no início mas com um final mais leve e frutado. O que dizer de um vinho como este? Uma garrafa é muito pouco…
 
Enfim, agradeço a todos que puderam estar presentes nesta degustação mágica. Nem sempre podemos fazer um evento com vinhos deste nível de qualidade e raridade, mas é sempre um prazer enorme tornar uma ocasião destas possível. Fica o convite a todos vocês para não perderem as próximas oportunidades de se maravilharem com uma noite de degustações na Portal dos Vinhos. Um grande abraço a todos.
 
Saúde!
 
Emílio Santoro
A nossa agenda
Estes são os próximos eventos da PV. Clique e leia os detalhes. Se desejar, poderá gravar na sua agenda google.
No Calendar Events Found or Calendar not set to Public.
Newsletter
Subscreva e fique por dentro.