Benefícios do Vinhos

User Rating: 3 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar InactiveStar Inactive
 

Olá amigos!

Recentemente vi dois artigos interessantes na internet que partilho alguns trechos com vocês :

Um artigo publicado no site tuasaude.com divulga que os benefícios do vinho para a saúde estão relacionados com a presença de uma substância chamada resveratrol, que o vinho tinto possui e que é antioxidante. Referem que os benefícios do vinho para a saúde humana podem ser:

- diminuir o risco de doenças cardíacas;
- ajudar a prevenir tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais;
- diminuir o risco de derrames;
- ajudar a controlar a pressão alta;
- diminuir o colesterol.

No mesmo site, referem que o vinho tinto possui cerca de 20-50 vezes mais resveratrol do que o vinho branco, especialmente porque durante a produção, na fermentação, são incluídas as cascas das uvas que são ricas em resveratrol. Para se ter todos os benefícios do vinho tinto para a saúde basta beber um copo de 250 ml de vinho tinto por dia.

O vinho além de resveratrol, que faz bem para a saúde, também tem álcool que tem calorias e é um tóxico para o organismo, por isso não se deve consumir quantidades acima das recomendadas.

 

O segunto artigo que descrevo abaixo, também se refere aos benefícios do vinho, este pequeno trecho é retirado do site deco.proteste.pt.

A Deco Proteste descreve que o vinho parece ter um efeito benéfico semelhante ao de outras bebidas alcoólicas, o que pode estar relacionado com o conteúdo em polifenóis, nomeadamente os flavonoides. Mas são necessários mais estudos e a dose ideal para um consumo moderado não reúne consenso. É aceitável a ingestão de um ou dois copos de 125 mililitros de vinho por dia, dependendo da constituição física. A moderação deve ir a par da regularidade: o resultado não será o mesmo se não beber nada durante os dias de trabalho, para “compensar” ao fim de semana.

Encorajar o consumo de vinho como forma de prevenção de doenças cardiovasculares pode ser mais prejudicial do que benéfico. Siga com rigor os conselhos do seu médico, se tem de restringir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas, devido a problemas de fígado, tratamento com determinados medicamentos ou gravidez, por exemplo.

Ambos os artigos são prequenos trechos que poderão consultar na íntegra nos devidos endereços sitados.

Saúde!

Emílio Santoro

A nossa agenda
Estes são os próximos eventos da PV. Clique e leia os detalhes. Se desejar, poderá gravar na sua agenda google.
No Calendar Events Found or Calendar not set to Public.
Newsletter
Subscreva e fique por dentro.