Descobrindo Vinhos - Casa Valduga Brut 130

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 
Olá pessoal! Hoje vamos falar de algo muito especial. Um espumante que é feito nos moldes de um champagne, tem a qualidade de um champagne, mas não é um champagne. Aliás, seu berço nem mesmo fica perto da famosa região francesa. É com muita alegria que vou comentar sobre um espumante nacional, produzido pela Casa Valduga: o Brut 130!
 
Primeiramente vamos conhecer um pouquinho da história desta família. Os Valduga vieram para o Brasil no fim do século XIX, mais especificamente no ano de 1875. Vieram da cidade de Rovereto - Itália, e mal chegaram no Rio Grande do Sul foram logo cultivar os primeiros parreirais do Vale dos Vinhedos, e foi aí o início da grande marca que hoje é reconhecida por seus vinhos de excelente qualidade. Bem, hoje em dia quem comanda a marca são os irmãos Erielso, Juarez e João Valduga. E eles foram os responsáveis pelo lançamento no mercado desta dádiva produzida em solo nacional. O espumante brut 130 foi lançado no ano de 2005 para comemorar os 130 anos da chegada da célebre família ao Brasil.
 
Bem, vamos ao que interessa: parte prática! O vinho é elaborado com as uvas Chardonnay e Pinot Noir e é feito pelo método Champenoise que é o mesmo usado nos tradicionais Champagnes. Esse método consiste em fazer a segunda fermentação do vinho já dentro de sua própria garrafa. O processo foi inventado por ninguém mais, ninguém menos que um monge de nome Dom Perignon! Bem isso pode ser história para um próximo blog, vamos voltar pro 130. O vinho tem um processo de amadurecimento de 36 meses dentro da garrafa o que lhe oferece uma grande complexidade, mas nem por conta disso acaba perdendo o seu frescor.
 
Já dentro da taça, o espumante mostra uma coloração dourada clara com uma perlage fascinante. No nariz podemos sentir um bouquet de especiarias se misturando ao frutado, chegando a lembrar amêndoas e frutos tropicais. Na boca ele tem aquele sabor que fica, mesmo depois de engulir e se mostra cremoso. Por fim, pode se dizer que harmoniza bem com pratos frios, peixes, carnes brancas, queijos mais jovens e massas com molhos leves.
 
Hoje em dia o 130 é bem mais do que o símbolo da celebração da chegada dos Valduga ao Brasil. O espumante mostra que o nosso país é craque em fazer vinhos desse tipo. E olha que não é o patriotismo falando aqui não! Este espumante já ganhou muitos prêmios importantes lá fora, mostrando que os gringos também aprovaram.
 
Enfim, sugiro-vos essa ótima oportunidade para descobrir as delícias que este espumante nacional pode proporcionar. É o nosso Brasil crescendo no cenário internacional do mundo dos vinhos, pessoal. Que tal dar uma força e pelo menos experimentar também?
 
Saúde a todos!
Rafael Vieira Rangel
A nossa agenda
Estes são os próximos eventos da PV. Clique e leia os detalhes. Se desejar, poderá gravar na sua agenda google.
No Calendar Events Found or Calendar not set to Public.
Newsletter
Subscreva e fique por dentro.