Bordeaux - As Grandes Castas

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 
E aí, pessoal? Vocês estão lembrados do nosso posto anterior acerca da fantástica região de Bordeaux? Pois bem, eis que surge a sua prometida "continuação". Dissemos que iríamos fazer um post falando exclusivamente das uvas mais importantes da região e aqui você pode aprender um pouquinho sobre cada uma delas.
 
  • Merlot: Esta casta altamente produtiva é apropriada tanto para vinhos varietais quanto para cortes. Seus melhores resultados são obtidos em Saint-Émilion e Pomerol. A Merlot é frutada, aveludada e amadurece mais depressa que a Cabernet.
 
  • Cabernet Sauvignon: Esta casta tornou-se a mais popular uva de vinho tinto por ser a base dos famosos crus classés do Médoc. Os Cabrenets costumam ser vermelhos-escuros, cheiram a cedro e groselha preta, são consideravelmente encorpados e estruturados e envelhecem muito bem!
 
  • Cabernet Franc: Também conhecida como Bouchet ou Breton, esta casta é tida como a irmã mais nova da Cabernet Sauvignon. Se adapta bem a regiões mais frias, o que explica sua forte presença em Saint-Émilion. Tem um atrativo sabor frutado, taninos discretos, mas maior acidez do que a Sauvignon.
 
  • Sémillon: Esta casta tem tendência para a podridão nobre e é a base dos grandes vinhos doces de Bordeaux, principalmente em Pessac-Léognan. Seus vinhos envelhecem muito bem, desenvolvendo aromas de mel, frutos cristalizados e chocolate.
 
  • Sauvignon Blanc: Aparentada com as castas Cabernet., a Sauvignon Blanc é muitas vezes misturada com a Sémillon, mostrando a sua classe em importantes vinhos doces ou nos secos de Graves. Seus vinhos revelam aromas de groselha preta e trazem também uma fresca acidez combinada com um nariz mineral inimitável.
 
  • Muscadelle: É considerada a 3ª uva branca de Bordeaux. Apesar de fazer vinhos secos, é mais comum de ser encontrada em vinhos doces ou meio secos. Sua popularidade na França caiu nos últimos tempos, pois a plantação de Muscadelle é extremamente instável e difícil de se manter intacta, mas ainda é a terceira força branca de Bordeaux!
 
Bom, esperamos que vocês tenham apreciado a oportunidade de conhecer e entender um pouco as uvas de Bordeaux. Juntando este post com o que falava da história da região você já pode dizer que tem um bom conhecimento sobre Bordeaux.
 
Obrigado por nos acompanhar! E bebam vinho...faz bem à saúde!
A nossa agenda
Estes são os próximos eventos da PV. Clique e leia os detalhes. Se desejar, poderá gravar na sua agenda google.
No Calendar Events Found or Calendar not set to Public.
Newsletter
Subscreva e fique por dentro.