Descobrindo Vinhos - Chakana Reserva

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 
Olá pessoal. Vamos falar de vinho?
 
Todos sabemos como o mundo dos vinhos é enorme e repleto de surpresas, tanto agradáveis  quanto desagradáveis, e o “Descobrindo Vinhos” será uma categoria do blog, com o intuito de trazer a todos vocês algumas historias e curiosidades acerca de algum vinho que você pode encontrar em nossa loja. Esta semana vamos destacar uma vinícola da terra de nuestros hermanos: Chakana e seu Cabernet Sauvignon Estate.
 
A vinícola Chakana é relativamente nova, foi inaugurada no dia 2 de Maio do ano de 2002 na região de Agrelo em Lujan de Cuyo, Mendoza. Nesse mesmo dia a constelação Cruzeiro do Sul atingiu uma posição perfeitamente vertical o que marcou o início de um novo ciclo agrícola. Desse fato curioso nasce o nome do produtor: Chakana é o nome dado por tribos indígenas dos Andes à constelação.
 
A produção dos vinhos da vinícola ficou nas mãos de Alberto Antonini. Famoso por trabalhar na linha dos Super-Toscanos dos Antinori e dos Frescobaldi (dois produtores renomadíssimos da Itália) é conhecido por usar a tecnologia para tirar o máximo que cada terroir tem a oferecer.
 
Agora falemos é do vinho! A linha Estate nada mais é do que o Reserva dos Chakana. Agora, eu poderia falar do Malbec que é a principal uva da produção Argentina, mas estamos aqui para tentar trazer coisas novas. Por isso escolhi falar do Cabernet.
 
A colheita deste vinho é feita manualmente, o que mostra o cuidado para que só sejam utilizadas as melhores uvas em sua produção, e seu envelhecimento é feito em barricas de carvalho francês e americano por 12 meses. Quanto a parte de degustação, pode-se dizer que o vinho apresenta uma cor rubi muito intensa. No nariz, sente-se vegetais, pimentão, loros e frutas vermelhas e, na boca, é uma explosão de sabores com ótimo corpo, mas nada extremamente robusto. O vinho impressiona (e muito!) pela sua estrutura extremamente desenvolvida para uma faixa de preço tão razoável.
 
Nós sabemos que a Argentina é forte na uva Malbec, mas este pode ser um caso em que o Cabernet Sauvignon é que se sobressai. Com certeza fiquei surpreendido quando tive a oportunidade de experimentar este vinho. Enfim, uma ótima surpresa. Para harmonizar com uma refeição o melhor são as carnes vermelhas, um churrasco. Mas não se esqueça de seguir as instruções do poético rótulo para tirar seu maior proveito.
 
“Dê boas vindas ao desconhecido, ouça o silêncio e descubra novas dimensões.”
 
E bom proveito, saúde!
 
Rafa
 
Revisado por: Emílio Santoro
A nossa agenda
Estes são os próximos eventos da PV. Clique e leia os detalhes. Se desejar, poderá gravar na sua agenda google.
No Calendar Events Found or Calendar not set to Public.
Newsletter
Subscreva e fique por dentro.